RedesNetwork interliga suas redes locais separadas geograficamente através de roteadores, e/ou servidores. Ou seja, ao invés de se utilizar links dedicados ou redes de pacotes para conectar redes remotas, utiliza-se a internet. Ideal para empresas que possuem filiais e necessitam de interação de dados para o sucesso de seu negócio. De forma simples, podemos conceituar uma rede VPN (Virtual Private Network) como sendo uma rede privada, mas que é construída sobre a infraestrutura de uma rede pública, como é o caso da internet. Estamos falando de uma tecnologia que cria conexões seguras e criptografadas em uma rede menos segura, como é o caso da internet. A tecnologia VPN, portanto, foi desenvolvida para permitir que usuários remotos (em filiais, parceiros de negócios etc.) acessem aplicações corporativas e outros tipos de recursos de TI de uma maneira mais segura. Para que a segurança da informação seja garantida, os dados trafegam por meio de “túneis” seguros, e os usuários utilizam métodos de autenticação (códigos, senhas, tokens e uma variedade de outras formas únicas de identificação).
A principal vantagem da utilização de uma rede VPN segura é a garantia do nível adequado de segurança às aplicações conectadas quando a infraestrutura de rede não tem capacidade para fornecê-la por conta própria.
Há também a questão do custo-benefício. Em vez de implementar uma rede privada, que pode ser tecnicamente complexa, além de cara para muitas organizações, as empresas que controlam estrategicamente os custos totais dos investimentos em TI tendem a optar pela tecnologia VPN.
Entre em contato conosco. Envie suas dúvidas, críticas e sugestões!
© 2010 - 2024 - All Rights Reserved - by